Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Os Celenterados - Cena XXV- Take III

Uma singela homenagem a um dos grandes filósofos contemporâneos, grande incentivador deste blog e forte aliado na luta das flores contra os canhões.  

Filipe Ret (http://www.maximasretianas.blogspot.com)

 
885
Covardes não perdem porque nunca venceram. Covardes não fumam, também não bebem. Covardes não cantam porque nunca sofreram. Eles não se encontram porque não se perdem.

858
Comumente, trabalhamos em áreas que não estão ligadas a nossa virtude. Comumente, quem entrega-se inteiramente a estes trabalhos desvirtua-se, finge estar satisfeito por necessidade e covardia e sobrevive alimentado por um masoquismo inconsciente.

859
Matematicamente, sua chance de viver pela segunda vez uma vida parecida com esta é absolutamente nula. Você só tem uma chance. E só um grande sonho. Não há razão nem emoção para que você não arrisque.

864
O vivaz é um ser de razão bruta, que diferencia-se da maioria por manter viva a percepção de que passará.

880
O que diferencia a menina da mulher é seu nível de repressão.

896
Se você é desumano, você é um objeto. E objetos existem para serem usados.

900
Às vezes me sinto tão sozinho que sinto pena de mim. E só resta eu mesmo para me consolar. É quando lembro que posso contar comigo.

902
Existem as pessoas malas e as pessoas âncoras. Cuidado.

903
Em meio à indignação, contento-me, ao menos, com minha lucidez que me permite enxergar a decadência.

909
A pessoa mesquinha se cagueta rápido numa simples conversa. Note a questão que ela faz em contrariar-lhe e fazer-lhe com que se adeque - com precisão - à linha de raciocínio dela.

910
Agradeço, solenemente, a todos os inimigos por todas as ofensas, todas as subestimações, todas as rejeições e energias negativas dirigidas a mim. Só edificam-me.

912
Em essência, o aprendizado existe para que aprendamos a nos defender. Logo, não há aprendizado que nos torne mais ingênuo, puro, dócil, sensível. O aprendizado necessariamente corrompe.

914
Numa briga de rua, o mais forte sempre corre mais risco porque se garante previsivelmente na força; o fraco imprevisivelmente na covardia.

918
1 sonho. 1 vida. 1 chance.

922
O artista sabe que sua arte, uma vez criada, não é mais sua. Esta consciência dá-lhe a grandeza de elogiar e vender sua arte. O falso artista, no entanto, não consegue elogiar a própria arte, pois neste reside a pequenice de pensar que sua arte o pertence.

930
Você não é você e só. Você é você e mais algo que não te pertence. Você não é só seu.

931
É nítido que a sensibilidade do vivaz é extraordinária. Isto o torna também um ser mais inquieto e perturbado. Logo, é natural que o vivaz sinta uma necessidade maior de anestesiar sua sensibilidade, embriagando-se.

938
Mais vale o respeito de um sábio ao respeito de uma nação de estúpidos.

941
Sim, esqueça tudo que aprendeu. Não há virtude nem razão. Nunca houve. Esses caprichos foram inventados pra confortar os filhos dos burgueses. O que existe é sobrevivência pura, crua, seca e real. Apenas. Estamos numa selva, esqueceu?

944
É preciso independência financeira para entregar-se ao luxo de ser louco.

945
A elite é formada por aqueles que pensam o mundo e sua sociedade para transformá-los num lugar mais justo. A elite nunca foi e nunca será dos que ostentam, dos que aparentam, dos que vangloriam o ter pelo ter.

948
O complexo só o será se conhecido superficialmente.

949
Sim, de mim pulsa uma música. Uma canção que toca sem depender de mim. Só tento interpretá-la. E convencer o mundo de que ela é linda.

950
O absolutamente inédito, à primeira vista, é absolutamente invisível.

951
A rebeldia é a expressão dos espíritos sensatos. A obediência, a necessidade das almas confusas.

953
A perversão floresce no terreno do pudor.

955
O artista é o anjo que foi expulso do céu porque tinha luz própria e questionava tudo e todos. O artista é uma espécie de Lúcifer.

959
No mundo perfeito, todos o são. Mas a imperfeição é a condição elementar do raciocínio. Ou seja, não há razão no mundo perfeito.

970
O homem seguro de si sabe que pode aprender com todos, pois consegue ver o melhor de qualquer um.

973
Todo julgamento é consequência de um raciocínio reto e busca apontar contradições a partir desta retórica. Mas todo objeto julgado possui mais de uma faceta. Em suma, um julgamento sempre será equivocado, visto que não é da natureza do julgamento abranger o julgado em toda sua esfera.

976
Muita vezes, uma evolução pessoal resume-se à aceitação de uma contradição particular.

978
Às vezes, numa discussão, você quer passar uma idéia muito profunda, mas ainda desorganizada. A outra pessoa sente a idéia, mas, por vaidade, insiste em "vencer" o debate com uma idéia superficialmente mais razoável, ao invés de ajudá-lo a esclarecer a idéia mais profunda.

981
O acontecimento é o fim em si. E nenhuma tentativa vaidosa de deslegitimar um fato o fará desacontecer. Questionar o acontecimento em si é a virtude dos tolos.

986
Nem todos que andam em grupo são garotos, mas todos os garotos andam em grupo.

990
Em mim há um eu que não me pertence, mas que ainda sou eu. E esse outro eu é meu senhor. Esse senhor é o meu pastor e nada me faltará.

1001
Você está teoricamente morto quando imparcializa-se e distancia-se para raciocinar. Você só pode estar e ser na medida em que toma partido e se posiciona. A razão é um estado de morte.

1002
Só há uma forma de subverter de fato as regras: submetendo-se a elas, conhecendo-as plenamente, para depois submetê-las às suas regras.

1006
A música tem uma capacidade única de me tomar. Nela consigo permitir um sentimento de modo quase absoluto. "Quase" porque não posso me transformar fisicamente em música. O que é uma pena.

Filipe Ret (http://www.maximasretianas.blogspot.com)

Os Celenterados - Cena XXV- Take II

"Se é amor não aprisiona, se aprisiona não é amor. O amor é livre"

(Bruna Cordeiro,13 http://bocadodevida.blogspot.com)

Os Celenterados - Cena XXV- Take I

 "É pra frente que se anda!"
http://www.aeel.org.br/fotos/04_foto_01-2.jpg

Relativamente, como tudo em sua essência, o propósito da vida, dentro da minha humilde, contraditória e limitada opinião, é:

Se movimentar, olhar p trás, traçar a reta p frente e seguir em zigue zague tomando cuidado para não cair nas curvas. O propósito é a busca pela felicidade, e no fim, quando não achá-la, perceber que a busca fez de você uma pessoa feliz.
O propósito da vida é viver!